sábado, 11 de setembro de 2010

Defesa Civil Realizou Curso de Capacitação no Senac de Araçatuba dia 05-04/08-2010


A realização do curso fez parte do processo de capacitação continuada da Defesa Civil que visa promover a qualificação dos integrantes do Sistema de Defesa Civil da região  de Araçatuba propiciando uma melhor ar­ticulação, com a troca de informações e de experiências no gerenciamento de emergências e desastres, ao mesmo tempo proporcionar o conhecimento da metodologia utilizada pelo Centro de Treinamento como as fotos apresentadas. O conteúdo do curso abrangeu o treinamento em comunicação de risco, tomada de decisões em situações de risco.

Defesa Civil de Araçatuba Recebe Elogio

MAJOR ELOGIA DEFESA CIVIL DE ARAÇATUBA
A Defesa Civil de Araçatuba está muito bem. Em todo o Estado, a média de participação das regiões é de no máximo 30%. Na região de Araçatuba o índice é de 70%. É a região que mais funciona em todo Estado paulista", explicou o Major. Ele ressalta ainda que esta participação cresceu consideravelmente em um ano. Em 2009, a região apresentava apenas 40% de participação, e em doze meses subiu para 70%.
Mas o secretário municipal de segurança e coordenador municipal de Defesa Civil de Aeraçatuba acredita que ainda é pouco. "Mesmo assim, precisamos de mais participação dos servidores. e da cominidade .O pessoal da Saúde precisa participar mais dessas reuniões, porque temos muito que aprender ainda sobre o assunto", disse Nardo. Segundo o secretário, a maior preocupação atual no município é o surtos de Dengue.
Segundo o Major Mauro Cezar Ricciarell, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na região de Araçatuba, os fatores identificados pela Defesa Civil como Desastres são inundações e alagamentos, provocados pelas cheias dos rios em época de chuva, além das queimadas durante a estiagem. "A região é muito seca durante a estiagem e isso facilita as queimadas. Já no período das chuvas, é muito fácil acontecer alagamentos e inundações", explica o Major.
PREVENÇÃO
Medidas simples podem prevenir esses desastres: evitar a moradia às margens de rios e córregos; áreas de deslizamento de terra; cobrar do poder público que ofereça condições dignas de habitação (mesmo que através de financiamentos) e denunciar atos contra a natureza. A Defesa Civil trabalha durante todo o ano em cima de quatro ações: prevenção, preparação, alivio/resposta e recuperação. "Na prevenção a gente adota políticas e planos para evitar a situação de risco; em seguida identificamos situações de risco e planejamos respostas aos possíveis impactos; quanto ao alívio/resposta, nós oferecemos assistência às pessoas e áreas afetadas; e por último, tomamos decisões e ações pós-desastre para melhorar ou restaurar as condições de vida das pessoas", explicou o Major.

Residência é interditada pela Defesa Civil.

Incêndio  Destroi Residência em Araçatuba.



Limpeza em Lagoa vai evitar enchente.


Limpeza na Lagoa das Flores é realizada para evitar enchentes,
desassoreamento deve durar 15 dias
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) de Araçatuba iniciou na manhã de ontem (9) o desassoreamento da Lagoa das Flores, com o objetivo de minimizar ocorrências de alagamento em época de chuvas.
Os trabalhos devem durar 15 dias e estão sendo feitos em duas áreas - a lagoa e a área de contenção. O desassoreamento prevê a ampliação das bordas para as áreas livres ao redor dos trechos, aumentando a capacidade de armazenagem, diminuindo o risco de inundações. O trabalho consiste em tirar terra das bordas e parte do fundo da lagoa.
Uma escavadeira, uma pá carregadeira, uma niveladora e três caminhões devem trabalhar nos próximos dias até a conclusão da obra. De acordo com o secretário de Obras, Tadami Kawata, deve haver uma expansão de pelo menos trinta metros e aumento de 50% da capacidade de armazenamento. "Essa é uma obra preventiva, para evitar que ocorra novamente o que houve na época das fortes chuvas", concluiu. Além do desassoreamento da Lagoa das Flores, a Prefeitura Municipal deve iniciar em breve, ainda em fase de licitação, as obras de construção de galerias da Avenida Odorindo Perenha.
  Video antes da Limpeza

                            

Mais uma vez a defesa civil Fazendo o seu trabalho

01/11/2008

Um incêndio destruiu, na tarde de sábado, um  galpão que vendia produtos tòxicos e materiais agrícolas  em Araçatuba, no interior  de  São Paulo.  Segundo o  Corpo de Bombeiros,  foram queimados material veterinário, sal, remédios, vacinas, produtos químicos, entre outros.