terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Defesa Civil de Araçatuba mapeia bairros de risco de alagamentos


Pensando nas chuvas que aumentam agora no verão, é realizado em Araçatuba um trabalho especial. A Defesa Civil de Araçatuba mapeou alguns bairros identificando os pontos de maior risco de alagamentos na cidade. A intenção é montar grupos de apoio, com os moradores.

As nuvens mais carregadas tiram a tranqüilidade da aposentada Tereza. O medo não é em vão. No final do ano passado, a casa da aposentada e outras sessenta e uma residências foram alagadas. A aposentada mora ao lado da lagoa das flores, o ponto mais crítico de alagamento da cidade.

Na década de 80, a área foi aterrada para a construção de casas. Como o local é baixo, recebe a água de outros bairros que fazem a lagoa transbordar. Durante o período de seca a prefeitura fez obras de contenção d'água. Mesmo assim, para este verão a defesa civil preparou alguns moradores. Eles devem agir em caso de emergência.

Argemiro Luciano dos Santos é um dos moradores que receberam as instruções da Defesa Civil. A função dele é ficar de olho na lagoa. Se as águas subirem demais, ele já sabe o que deve fazer.

Além do Jardim América, onde fica a lagoa das flores, a Defesa Civil tem uma lista de bairros que precisam de atenção especial nesta época do ano: Rosele, Jussara, Alvorada e Lago Azul. Outro local onde os moradores ficam muito preocupados com a mudança do tempo é o bairro Umuarama. As chuvas mal começaram e as ruas que ficam na parte baixa do bairro já estão cheias de buracos.

A água que corre por toda a rua é esgoto de uma tubulação rompida. O problema no local já é antigo. Sem galerias, as chuvas levam a terra e abrem crateras. No final do ano passado, a situação era essa. Nenhum veículo passava e os pedestres se arriscavam para sair de casa. Agora, os moradores temem que os buracos se agravem ainda mais.

Segundo a prefeitura de Araçatuba, as galerias do bairro Umuarama já estão prontas e a região vai ser asfaltada assim que terminar o período de chuva. Além dos dois locais que a nossa reportagem mostrou, também são consideradas regiões de risco pela defesa civil os bairros: Jardim Alvorada, Jardim Jussara, Lago Azul e Rosele.

Confira o mapa: